Quanto custa ser um MEI em 2020?

Home / Artigos / Quanto custa ser um MEI em 2020?

Quanto custa ser um MEI em 2020?

Nesse período de pandemia onde muitos brasileiros perderam seus empregos, ou ainda para muitos trabalhadores informais que pensam em exercer suas atividades de maneira legal, acabam se perguntando se vale a pena e se é vantajoso abrir uma inscrição do MEI. Se você quer saber quais são as vantagens do MEI e quanto custa ser um MEI em 2020, acompanhe!

Vale apena abrir um MEI?

A dúvida recorrente de todo cidadão que busca informações sobre abrir um MEI é se realmente vale a pena a abertura de um CNPJ MEI e de antemão podemos dizer que SIM, com certeza vale a pena se formalizar como Microempreendedor Individual.

Confira algumas vantagens ao se formalizar como MEI:

  • A possibilidade de aposentadoria.
  • Direito ao Auxílio doença.
  • Direito ao Salário maternidade.
  • Cadastro como pessoa jurídica podendo emitir notas fiscais e assim prestar serviços ou vender para outras empresas.

Com certeza você ainda pode ouvir ou ter em mente várias outras vantagens em abrir a inscrição como microempreendedor individual.

Qual o custo para abrir? Compensa?

Apesar do MEI ser um categoria bem conhecida e que nos dias de hoje possua mais de 10 milhões de empresas atuando como MEI ainda é bem recorrente essa dúvida. Então vamos direto ao ponto, qual o custo de ser um microempreendedor individual?

O cidadão que deseja se formalizar como MEI terá apenas um custo mensal que é a guia de contribuição DAS

O microempreendedor só possui um custo que é a guia de contribuição mensal DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Para saber quanto você vai pagar por mês é necessário primeiro saber qual o seu ramo de atividade. Para te ajudar vamos listar aqui as três opções que dependendo da atividade você deverá ser enquadrado em uma delas.

Comércio e indústria

Neste tipo de atividade o microempreendedor individual realiza venda de algo físico, como por exemplo uma loja de roupas, uma loja de calçados etc…

Serviços

Neste tipo de atividade o microempreendedor individual executa serviços como por exemplo um instalador de ar condicionado, mecânico etc…

Comércio e Serviço

Neste tipo de atividade o microempreendedor individual realiza as duas atividade descritas acima, podendo tanto vender um produto quanto realizar um serviço.

Como exemplo podemos utilizar uma loja de informática que pode vender peças de computador quanto realizar o serviço de reparos.

Com essas informações em mão, hora de saber qual o valor da DAS mensal que você deverá pagar ao se formalizar como MEI, confira:

AtividadeINSSICMS/ISSTotal
Comércio e Industria ICMS52,251,0053,25
Serviços – ISS52,255,0057,25
Comércio e Serviços – ICMS e ISS52,256,0058,25

Com os valores a cima você saberá exatamente quanto pagar, sendo o valor máximo para pagamento mensal em 2020 de R$ 58,25. Para as tantas vantagens, esse valor acaba sendo bem compensatório não concorda?

Fonte: Jornal Contábil .

Start typing and press Enter to search

Open chat
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa