Saiba quais são os caminhos para investir o seu dinheiro

Home / Notícias Selecionadas / Saiba quais são os caminhos para investir o seu dinheiro

Saiba quais são os caminhos para investir o seu dinheiro

Conhecida como pouco vantajosa, a tradicional poupança se tornou mais atrativa nos últimos meses.

Conhecida como pouco vantajosa, a tradicional poupança se tornou mais atrativa nos últimos meses. Mas a queda na taxa de juros (Selic) para 8,25%, no início de setembro, fez com que a aplicação mais popular do país perdesse o fôlego que tinha tomado na comparação com outros investimentos mais conservadores.

Nesse novo cenário, a poupança rende 70% da Selic mais a taxa referencial (TR) – acumulada em 0,54% de janeiro a agosto. Antes, quando a taxa de juros estava em 8,5% ou mais, quem deixava o dinheiro na caderneta ganhava o correspondente à TR mais 6% ao ano fixos. E a previsão é de que a Selic diminua mais.

Embora seja segura e isenta de imposto de renda, ela é indicada apenas para quem deseja guardar dinheiro para usar a curto prazo. Quem espera ganhar um pouco mais precisa ultrapassar esse passo e investir em outras aplicações. Porém, é preciso tomar cuidado, pois há investimentos que, com a taxa de administração e a mordida do imposto de renda, acabam ficando iguais à poupança.

Para ajudar com esses números e variáveis, o especialista em investimentos Alexandre Amorim e o DC trazem a história de três personagens fictícios que vão tirar suas dúvidas sobre onde aplicar o seu dinheiro e obter mais vantagens.

 

Tira dúvidas

Poupança está valendo a pena?
Sim, mas apenas para investimentos de curtíssimo prazo (menos de 1 ano) e para valores baixos (menos de R$ 10 mil). Para investimentos abaixo desse valor, os bancos costumam cobrar taxas de administração muito altas para outros investimentos e isso prejudica a rentabilidade dos fundos de renda fixa, por exemplo.

 Bitcoins são uma opção boa para aumentar o rendimento?
Bitcoin está virando moda por conta da rentabilidade recente, mas é impossível  prever o que vai acontecer. A moeda virtual é um investimento de renda variável e de altíssimo risco. Só invista nisso se souber muito bem o que está fazendo, caso contrário a possibilidade de ganho será a mesma  que comprar um bilhete de rifa.

 Posso perder dinheiro comprando ações?
Sim, e muito! Mas também pode ganhar bastante. Investir em ações é coisa séria e poucas pessoas que fazem isso por conta própria ganham dinheiro de fato. Se você não conhecer ou não tiver tempo para se dedicar, escolha um bom fundo de ações de gestão ativa de um gestor independente.

O melhor investimento sempre é comprar um imóvel, independentemente da taxa de juros?
Não. Comprar um imóvel dá uma falsa impressão de ganho pois ele sempre se valoriza. Mas quando se compara o rendimento com a inflação ou a taxa de juros Selic, os imóveis nem sempre são bom negócio. Outro erro é não considerar na conta os custos de transferência, impostos e corretagens. Há sim boas oportunidades com imóveis, mas é preciso saber comprar e vender na hora certa.

 O governo pode tomar o tesouro direto e eu perder tudo?
Esse é o maior dos mitos! Primeiro, hoje não seria mais possível o governo fazer um confisco como aquele realizado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990. Nem possível nem necessário, pois o motivo naquela época era combater a hiperinflação. O risco de um calote (o governo não pagar) também é muito pouco provável e de forma alguma aconteceria sem aviso. O fato é que, se o governo der calote na dívida não há qualquer outro investimento seguro, seja em bancos, imóveis ou ações.

 

Fonte: Diário Catarinense

Link: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/10/saiba-quais-sao-os-caminhos-para-investir-o-seu-dinheiro-9920862.html

Start typing and press Enter to search

Open chat
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa