Saiba como alterar o endereço do MEI

Home / Artigos / Saiba como alterar o endereço do MEI

Saiba como alterar o endereço do MEI

Por que é tão importante saber como alterar o endereço do MEI? Com mais de 8 milhões de registros no país, os Microempreendedores Individuais (MEI) estão em números cada vez maiores.

Diante dessa representatividade, é uma atividade comum que esses profissionais acessem seus dados e características do registro.

Dentre as facilidades e simplicidades presentes nessa plataforma, está a possibilidade de que o próprio usuário efetue essas mudanças, sem que seja necessário um departamento ou escritório externo para fazê-lo.

Esse tipo de estrutura não costuma fazer parte das condições existentes na atividade do MEI.

Saber como atualizar ou alterar o endereço MEI faz parte dos procedimentos necessários para que seus dados estejam sempre corretos para a operação do seu negócio.

Neste artigo, saiba como alterar o endereço do MEI de um jeito simples e rápido. Confira!

Como alterar o endereço do MEI?

Todo tipo de informação cadastral e atividade referentes ao registro do Microempreendedor Individual, inclusive como alterar o endereço do MEI, estão depositadas em uma plataforma central: o Portal do Empreendedor.

É nesse canal do Governo Federal que os serviços disponíveis, os dados de cadastro e a legislação referente à atividade ficam centralizados. Inclusive, esse canal é um completo repositório das dúvidas mais comuns no dia a dia da operação.

Sobre o tema central deste artigo, que é falar sobre como alterar o endereço do MEI, trata-se de uma mudança que pode ser conduzida de forma simples. Uma vez que o registro do MEI esteja devidamente formalizado, basta acessar o Portal do Empreendedor para fazer as substituições necessárias.

No site, basta acessar o card “Atualize seus Dados” e clicar na opção “Alterar Dados”.

Importante ressaltar que esse tipo de alteração é gratuita.

O que pode ser alterado no Portal do Empreendedor?

Dentre as informações cadastrais que podem ser atualizadas via Portal do Empreendedor, além de alterar o endereço MEI, existem mais possibilidades.

Outros dados que podem sofrer mudanças, conforme a necessidade do Microempreendedor Individual, são: o documento de identidade, os telefones e demais contatos, o e-mail, o capital social, ocupações referentes ao MEI, forma de atuação e, é claro, endereço tanto comercial quanto residencial.

Um ponto que merece a atenção do Microempreendedor Individual também é relacionado ao endereço.

Quando for necessária a mudança de cidade ou estado, é importante notar que existem diferenças e peculiaridades documentais e gerenciais vinculadas a cada município onde a empresa está instalada ou planeja se instalar. Alguns deles possuem exigências distintas e que, nesses casos, nem sempre poderão ser resolvidas no Portal do Empreendedor.

Por isso, a orientação para o MEI que esteja de mudança é que, antes de alterar os dados cadastrais, também busque informações sobre as medidas necessárias para atuação e emissão de notas junto à prefeitura da localidade.

A importância de gerenciar dados e documentos de sua empresa

Além das questões de organização e gestão, presentes no controle das informações de qualquer negócio, existem outros detalhes importantes nesse gerenciamento.

Do ponto de vista de operação do negócio, a manutenção de dados cadastrais atualizados é importante para sua atuação no mercado.

Ser um MEI com os dados corretos fornece a possibilidade de participar de ações do Governo Federal que sejam específicas a esse grupo de profissionais.

Há ainda outras oportunidades a aproveitar, como programas educativos do Sebrae e outras parcerias profissionais, que têm por objetivo otimizar e aperfeiçoar pontos de seu dia a dia nos negócios.

Existe ainda outro ponto fundamental que exigiu, à época, praticidade e rapidez em ações como a de alterar endereço MEI, entre outras.

Trata-se de uma legislação federal que, em 2016, passou a permitir que o MEI pudesse atuar usando seu endereço residencial como sede da empresa – essa mudança teve como alvo alguns Estados da federação que, até então, não permitiam esse cenário.

O que é MEI?

Se você está buscando informações sobre como alterar o endereço MEI, certamente já possui algum tipo de conhecimento sobre esse tipo de atividade, não é mesmo?

No entanto, apenas para complementar, MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma modalidade que possibilita aos brasileiros a chance de ser dono do próprio negócio de forma simples.

O cadastro pode ser feito pelo próprio usuário, no Portal do Empreendedor, sem a necessidade de um contador ou intermediário.

Como exigência da categoria, o limite de faturamento deve ser de até R$ 6,7 mil por mês, totalizando R$ 81 mil por ano. São mais de 500 atividades profissionais cadastradas, além da possibilidade de registrar diversas ocupações secundárias.

Com o MEI, o trabalhador pode ter seu CNPJ, emitir notas fiscais, acessar empréstimos, alugar máquinas de cartão de crédito, além de assegurar o recebimento de direitos trabalhistas e benefícios previdenciários.

Fonte: azulis

Start typing and press Enter to search

Open chat
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa