Recrutamento Externo: entenda como o processo pode ser um motivador extra para sua equipe

Home / Notícias Selecionadas / Recrutamento Externo: entenda como o processo pode ser um motivador extra para sua equipe

Recrutamento Externo: entenda como o processo pode ser um motivador extra para sua equipe

O recrutamento externo consiste em um processo que visa procurar, fora da empresa, um profissional qualificado e preparado para ocupar uma vaga que está em aberto. Trata-se de um procedimento bastante comum no mercado de trabalho, sendo o mais utilizado quando as empresas precisam de funcionários para ocupar determinada função. Este tipo de processo se diferencia do chamado recrutamento interno, que consiste na seleção conduzida dentro da própria organização.

Características do recrutamento externo

Esse tipo de recrutamento pode ser considerado um tanto mais trabalhoso e demorado do que o recrutamento e seleção internos, uma vez que selecionar pessoas que já estão na sua empresa e que você já sabe como trabalham é muito mais fácil do que abrir uma seleção para várias outras pessoas que estão de fora. Por outro lado, há também muitas vantagens em buscar pessoas de fora para compor o quadro de funcionários (listadas a seguir).

O recrutamento externo pode ser realizado de diferentes formas: por meio de anúncio das vagas abertas em jornais, sites, redes sociais; com o intermédio de uma empresa de recrutamento; por indicação ou ainda em feirões de emprego.

Qual a importância do recrutamento externo?

Apesar de ser mais trabalhoso, o recrutamento externo é uma excelente forma de renovar a sua equipe, dando oportunidades para pessoas que precisam de trabalho e que podem contribuir de novas maneiras para a sua empresa. Pessoas novas sempre chegam com pensamentos e ideias diferentes, e isso pode ser de grande serventia para a sua organização.

Além disso, o recrutamento externo é um meio de manter a sua empresa em contato com o mercado de trabalho, o que pode ser vantajoso no que diz respeito à deixar sua marca sempre em evidência como uma instituição que oferece oportunidades e que está sempre em busca de melhorias.

Como o recrutamento externo pode motivar a sua equipe?

Embora busque força de trabalho em pessoas de fora, o recrutamento externo pode ser uma estratégia extremamente eficaz para motivar internamente a equipe. As principais razões para que isso ocorra são:

Espaço para ideias novas

Como foi citado, a tendência é que pessoas de fora cheguem com mais ânimo e tragam ideias diferentes daquelas que a equipe costuma ter. Como consequência, a equipe pode se sentir motivada a colocar em prática novas formas de trabalhar, alcançar resultados diferentes e trabalhar em conjunto com quem acabou de chegar. Pessoas novas no ambiente sempre são motivadoras a melhorias.

Diversidade entre os profissionais

Quando uma empresa passa muito tempo sem realizar recrutamento externo, os profissionais acabam adquirindo o mesmo perfil e passam a trabalhar de forma mais engessada — o que pode tornar o ambiente mais monótono. Com a chegada de um novo profissional, você terá maior diversidade de perfis dentro da empresa, o que pode agregar muito à organização.

Vantagem competitiva

Por fim, o recrutamento externo é uma opção que traz um espírito competitivo dentro da própria equipe, o que pode ser muito positivo. Um novo profissional desperta nos demais o desejo de mostrar o seu potencial e suas qualidades e, assim, sua equipe terá aquele “up” e poderá ser ainda mais eficiente com esse sentimento competitivo saudável.

Fonte: Mundo Carreira.

Start typing and press Enter to search