Os 4 documentos contábeis mais importantes para sua empresa

Uma empresa para se manter em funcionamento deve cumprir com diversas obrigações que fazem parte da sua rotina, algumas dessas obrigações são os documentos contábeis, com eles o contador da sua empresa vai te ajudar na administração do seu empreendimento.

Os documentos contábeis indicam quais são as condições de uma empresa, com essa documentação se pode analisar um empreendimento, comprovar a situação deste negócio, e não só isso, se pode buscar soluções para possíveis problemas da sua empresa.

Documentos contábeis são uma parte fundamental de qualquer empreendimento e devem estar sempre em dia e prontos para serem utilizados.

Acompanhe este artigo e veja 4 documentos contábeis de extrema importância para o seu negócio.

Os documentos contábeis

Os documentos contábeis são fundamentais para rotina de uma empresa, afinal, eles contêm informações essenciais para que gestores e contadores possam gerenciar um negócio de maneira competente, mantendo todas as obrigações de uma empresa em dia.

Por meio desta documentação que o contador realizará o seu trabalho, transmitindo declarações, realizando o pagamento de impostos, entre outros trabalhos presentes em uma rotina contábil.

Sem os documentos contábeis o contador não consegue fazer seu trabalho e uma empresa inteira pode ser prejudicada, parte daí a importância desta documentação para saúde de um empreendimento.

4 Documentos Contábeis de extrema importância para uma empresa

Veja abaixo 4 documentos contábeis de extrema importância para o funcionamento de uma empresa:

  1. Comprovantes de pagamento de tributos

Comprovantes de pagamento são fundamentais, é a partir destes documentos que a contabilidade de uma empresa pode trabalhar, principalmente quando falamos das guias de recolhimento dos tributos.

A comprovação do pagamento de tributos é fundamental, para comprovar o cumprimento das obrigações, para relatórios e no que mais for necessário.

É fundamental para um contador guardar os comprovantes dos cumprimentos das suas diversas obrigações.

  1. Documentos trabalhistas 

Os documentos trabalhistas são os comprovantes de pagamentos dos colaboradores, os impostos trabalhistas pagos, folha de pagamento e toda documentação referente aos funcionários de uma empresa.

Esses documentos devem ser guardados por bastante tempo, afinal, vão servir como comprovantes e vão te ajudar a analisar o futuro da sua empresa.

  1. Notas fiscais

Esses são os documentos contábeis mais importantes para  uma empresa, com as notas fiscais a contabilidade de uma empresa calcula os impostos devidos no mês além de muitas outras informações.

As notas fiscais trazem informações sobre os clientes, gastos, vendas e diversas outras informações sobre um período. Elas falam diretamente sobre o faturamento da empresa.

É necessário atenção com essa documentação, erros no envio de notas fiscais são comuns, mas podem gerar multas e outras punições para sua empresa.

  1. Extratos de pagamentos

Como já citamos, destacamos novamente que, comprovantes são fundamentais para o funcionamento de uma empresa, e os extratos de pagamentos trazem informações essenciais.

Informações como o faturamento, que serão utilizadas para calcular os tributos, e se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período.

Esses documentos contábeis são fundamentais para rotina de uma empresa, auxiliando nas tomadas de decisão que vão definir o futuro de um empreendimento.

Fonte: Jornal Contábil .

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Open chat
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa